domingo, 30 de maio de 2010

"tal como catedrais" - Mario Cesariny

Consumanda a Obra fica o esqueleto da mesma
e as inerentes avarias centrais
entre céu e terra à espera do descanso
Consumada a Obra ficamos tu e eu
pensando frases como: como é possível?
o que foi que fizemos?
ou esta, mais voraz que todas as anteriores
Onde está a camisola?

Sim realmente
onde está a camisola? Ola
palavra espanhola qu quer dizer-nos: Onda
coitadas das palavras sempre a atravessar a fronteira há tantos anos
não há aí quem possa dar descanso a estas senhoras?

O rato roeu a rolha da garrafa do Rei da Rússia
-frase entre todas triste, a atentar na significação

Sim consumada a Obra sobram rimas
pois ela é independente do obreiro
no deitar a língua de fora, no grande manguito aos Autores
é que se vê se uma obra está completa

Fiquemos tristes abraça-me nós fizemos tão pouco
e ela aí vai pelo mar fora cavando a sua avaria!

(O mundo é redondo
talvez a reencontremos ...

- Esperança cínica e conservadora...)

TU MEU ÚNICO AMOR MEU
MÚLTIPLO AMOR MEU!

Sim, sim, de facto
Efectivamente
Mas o dia arrefece
e pálidos pálidos estamos